Latentes Viagens

Este espaço é um experimento aberto, amplo, intuitivo e original. Liberto das amarras acadêmicas, sistêmicas e conceituais, sua atmosfera é rarefeita de ideias e ideais. Sua matéria prima é a vida, com seus problemas, desafios e dilemas. Toda angústia relacionada ao existir encontra aqui seu eco e referencial. BOA VIAGEM!

 
 
Estamos passando por um momento de transição planetária e as ocorrências podem ser sentidas nos níveis físico, mental e espiritual sendo que as revoluções ocorrem em todas as áreas e sentidos. Profundas transformações sociais, políticas e econômicas estão ocorrendo em vários pontos do globo e considerável parcela da população mundial ainda sofre com problemas de ordem estrutural: comunicação, saúde, transporte, educação, energia e segurança. O modelo capitalista vigente norteia a forma de produção e de formação da cultura à utilização de nosso tempo, da percepção que temos do mundo ao desenvolvimento de novas técnicas para o plantio e manejo dos alimentos, da criação de novas ferramentas de interação social ao estabelecimento de doenças psíquicas e de stress extremo, por esta e outras razões o mesmo deve ser repensado e discutido sob a ótica da preservação e manutenção do planeta, pois o que num primeiro momento afigurou como visível propulsor do desenvolvimento e do progresso hoje pode ser considerado como palpável sintoma da decadência e do descrédito. Não podemos nos esquecer dos verdadeiros fins e intuitos pela qual foram criadas e disseminadas a cultura das máquinas: fazer com que um maior número de pessoas tivessem acesso ao mesmo bem e produto; reduzir o esforço físico e a jornada de trabalho (pesado ou não); aumentar o número de horas livres do ser para que o mesmo prime pelo cultivo e desenvolvimento de suas potencialidades latentes entre elas o desabrochar das faculdades artísticas, cientificas, filosóficas e transcendentais. O progresso tecnológico veio para libertar e   não o contrário, para escravizar e fazer com que o mesmo se sinta sobrecarregado, aprisionado a uma vida pautada em função das leis de mercado e do grande capital. No entanto, apesar dos grandes avanços, ainda precisamos rever certas leis trabalhistas, instaurar um novo modelo agrário que contemple o pequeno produtor e destine um pedaço de terra para todo e qualquer ser vivente. 
 

Paralelo a isto observamos a quebra de paradigmas, padrões e conceitos comportamentais como o soerguimento do feminismo, do movimento gay e dos grupos favoráveis a liberalização da maconha por exemplo. Nos aspectos filosóficos, científicos e religiosos, contemplamos uma série de novas ideias, descobertas e práticas meditativas que nos impulsionam ao lento e gradual desvelamento de nosso ser e da própria existência. "Novos" questionamentos e sugestivas respostas apontam para uma realidade totalmente diversa da que hoje vivenciamos e acreditamos ser empiricamente possível. É possível encontrar relatos entre os mais diversos povos sobre a sobrevivência da alma e apesar de ignorarmos aspectos básicos inerentes ao nosso próprio processo evolutivo e desejarmos ardentemente nos portarmos como crianças universais, forças invisíveis do cosmos preparam o solo para que a semente do espirito germine e renda bons frutos. A sutilização de nossos corpos astrais irão permitir o desvelamento de novas faculdades, e finalmente iremos nos libertar dos nossos medos, preconceitos e traumas, pois não teremos mais dúvidas, anseios e inseguranças, estamos nos aproximando de uma era de luz e claridade, e mesmo que algumas profecias apontem para o fim, isto será apenas o começo, apesar dos tempos difíceis que se aproximam, todo neófito e estudante sincero, desejoso de encontrar respostas para aparentes questões insolúveis encontrará em si mesmo um manancial de saber e fonte inesgotável de aprendizado, iremos nos aproximar da realidade última das coisas através da prece e da meditação, a religião irá se diluir nos rios da ciência e da filosofia, sua presença será meio e não fim último da vida ou de uma suposta salvação, não haverá espaço para aqueles que ousarem doutrinar através de dogmas, prêmios e castigos ou que ousem exercer seu domínio pelo medo e pelo terror pois atravessamos séculos para aprender que o verdadeiro agente transformador das consciências e da nossa maneira de reagir perante as adversidades da vida é o amor que constrói, une e agrega e a razão que ilumina, amplia e discerne.

0 comentários:

Total de visualizações de página

GINO RIBAS MENEGHITTI

Admiro todas as pessoas que ousam pensar por si mesmas.

Blog Archive

Posts mais Lidos e Visualizados

Frases de Albert Einstein

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Páginas

Translate