Latentes Viagens

Este espaço é um experimento aberto, amplo, intuitivo e original. Liberto das amarras acadêmicas, sistêmicas e conceituais, sua atmosfera é rarefeita de ideias e ideais. Sua matéria prima é a vida, com seus problemas, desafios e dilemas. Toda angústia relacionada ao existir encontra aqui seu eco e referencial. BOA VIAGEM!




Desde dos primórdios a filosofia assume o papel de mediadora entre o discurso emitido pelo senso comum – pautado na opinião (doxa) - e o pensamento científico e racional – baseado na verdade (aletheia).  A filosofia nasce a partir do momento em que passa a buscar uma explicação racional para a origem (arché) do mundo, recusando e criticando a cosmogênese de ordem mítica e religiosa, fundando, em certo sentido, uma nova maneira de pensar, sentir e agir no mundo. 

Quem ousaria, nos dias de hoje, admitir e proclamar, que os resultados obtidos nas últimas eleições são fruto da ausência de estudos aprofundados na área de filosofia e sociologia, não só na grade curricular mas sobretudo na formação cultural dos brasileiros. Ao contrário dos europeus que gozam desde do berço de uma herança científica, filosófica, artística e cultural secular, anos luz de distância, nós insistimos em reproduzir e copiar os modelos existentes. 

A classe dominante nunca viu com bons olhos a emancipação política, econômica e social dos dominados. No fundo sabe muito bem o perigo que isso representa, pois a liberdade de pensar por si mesmo pode desatar as algemas que lhe prendem à cega submissão e obediência. Criam-se elos de servidão e dependência e passamos a enxergar o mundo sob a ótica do opressor.    

As políticas pedagógicas transcendem as questões de gênero e perpassam pela elaboração de metodologias que levam em consideração o meio social em que o indivíduo está inserido. A adoção de um modelo educacional que reproduz o status quo vigente ou que tão somente atende aos interesses do mercado tende a manter e limitar a elevação do saber e da consciência popular. Daí a importância de formamos educadores que tenham como principal missão a formação de uma consciência ativa e crítica, que consiga por si mesmo atingir a tão famigerada maioridade kantiana.    
  
Uma das principais medidas políticas dos gregos na elaboração de sua democracia, que também era representativa, visto a exclusão das mulheres, velhos e escravos foi a laicização do estado. Separar política e religião é uma das mais belas formas de respeito e de organização da sociedade. Num retrocesso de mais de dois mil anos, caminhamos em direção contrária, testemunhando as mais tolas bizarrices e sandices em nome de Deus. É inaceitável o fato de alguns ministros imporem sua cartilha em função de sua crença religiosa. Como disse numa outra oportunidade: a guerra nunca será santa. 

Nos resta acordar e levantar na esperança de dias melhores, mas sabendo que os mesmos não virão pelas mãos dos políticos. Cada qual em sua cidade, bairro e rua pode se transformar no agente da mudança que espera para si e para os outros. Boa sorte, torço por isso.

0 comentários:

Total de visualizações de página

GINO RIBAS MENEGHITTI

Admiro todas as pessoas que ousam pensar por si mesmas.

Blog Archive

Posts mais Lidos e Visualizados

Frases de Albert Einstein

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Páginas

Translate