Latentes Viagens

Este espaço é um experimento aberto, amplo, intuitivo e original. Liberto das amarras acadêmicas, sistêmicas e conceituais, sua atmosfera é rarefeita de ideias e ideais. Sua matéria prima é a vida, com seus problemas, desafios e dilemas. Toda angústia relacionada ao existir encontra aqui seu eco e referencial. BOA VIAGEM!



Quando se é um escritor frustrado, como no meu caso, não existe maior prazer e divertimento do que se considerar interiormente um grande gênio incompreendido e bem a frente de seu tempo. É comum, referirmos a estes homens, como seres evoluídos e superiores, quiçá missionários, que aterrissam em nosso meio com a árdua missão de iluminar caminhos e consciências, esclarecendo e ampliando nosso olhar, nos socorrendo, com frequência, das trevas da ignorância e da mediocridade. Indisfarçável encantamento e profunda admiração temos ao recolhermos os resquícios de luz emitidos pelo seu exemplo, vida e obra. Todo filósofo, artista e cientista parece possuir uma certa inadequação com o meio, que lhe confere um certo ar de superioridade e elevação. Este alheamento e distanciamento da realidade faz com que trafeguem pelo mundo com a aparência de seres exilados de um planeta totalmente diverso do nosso. Como se tivesse algo realmente importante para ser dito, mergulho em presunçosos devaneios e doces elucubrações. Gozo da irresponsabilidade conferida a todos pensadores livres das amarras acadêmicas, burocráticas e institucionais. Não tenho nenhum tipo de zelo ou cuidado com a língua, suas normas e regras. Desconheço as regras gramaticais, e elas de fato, pouco me importam ou me interessam. Não tenho nenhum tipo de interesse além de defender e disseminar a prática da escrita e da leitura como um bem em si. Tenho medo das coisas práticas e úteis, sou avesso ao pragmatismo das ideias e das relações humanas. Gosto de me ater, de forma voluntária e consciente ao lado doce e ingênuo da existência, repleto de leveza e espanto, de música e poesia. Mal toca o despertador e sou convidado a despir de meus sonhos e vontade. Mais um dia me convida ao encontro de pessoas e situações estranhas e alheias aos meus sentimentos, percepções e sensibilidade. Ignoro a dinâmica presente nas relações humanas mas sempre procuro esboçar um sorriso na tentativa de ser educado, gentil e agradável mas nem sempre sou correspondido. Não ignoro os motivos que levam as pessoas a serem assim, pois sei que saber (con) viver não é uma tarefa fácil. Não me preocupo com rótulos, títulos e encargos, admiro, sobretudo as pessoas simples e de fácil trato. Tenho dificuldade em lidar com pessoas que se dão uma importância maior do que realmente possuem. Não gosto de desperdiçar meu tempo com o orgulho e a vaidade que só sabem falar de si mesma. Por dentro estão repletos de dúvidas, mas por fora são cheios de certezas. Prefiro ter o direito a dúvida do que acalentar uma hipotética verdade. Procuro olhar nos olhos e sempre dizer a verdade mas nem sempre isso é possível, pois as pessoas tendem a se ferir e a se tornarem suscetíveis perante o excesso de sinceridade. Mergulho com certa facilidade num estado de indiferença e alheamento ao aspecto externo da realidade, o que tende a me caracterizar como uma pessoa aérea, distraída e aluada. Mas sempre ando atento aos sinais: basta a presença de um pássaro para me levar de encontro a dimensão divina e sagrada da existência.   

0 comentários:

Total de visualizações de página

GINO RIBAS MENEGHITTI

Admiro todas as pessoas que ousam pensar por si mesmas.

Blog Archive

Posts mais Lidos e Visualizados

Frases de Albert Einstein

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Páginas

Translate