Latentes Viagens

Este espaço é um experimento aberto, amplo, intuitivo e original. Liberto das amarras acadêmicas, sistêmicas e conceituais, sua atmosfera é rarefeita de ideias e ideais. Sua matéria prima é a vida, com seus problemas, desafios e dilemas. Toda angústia relacionada ao existir encontra aqui seu eco e referencial. BOA VIAGEM!



A sociedade estimula o uso do álcool de forma aberta, direta e escancarada, outras vezes, de forma sutil, indireta e velada. É possível assistir a inúmeros comerciais e propagandas veiculados no intuito de atrair o público jovem. Na ânsia de serem vistos, reconhecidos e admirados, os adolescentes acabam adotando certos hábitos e costumes para serem aceitos sem reservas pela sociedade. Devido a imaturidade e a inexperiência, os jovens representam o público alvo da indústria do álcool, pois são mais suscetíveis e vulneráveis as suas investidas e tentativas de convencimento e manipulação. Portadores de profundos conhecimentos sobre a personalidade e o comportamento humanos, notórios publicitários exploram de forma indiscriminada as fraquezas e reveses desta idade, geradas pela insegurança e pela saudável vontade de se auto afirmarem perante o grupo. A sociedade aceita e absorve, sem crítica alguma, o consumo e presença do álcool em seu meio. Não é preciso ser nenhum especialista para constatar que este hábito, uma vez instalado e adquirido, tende a se tornar nocivo e pernicioso a médio e longo prazo. Quando realizado de maneira compulsiva e obsessiva afeta de forma negativa a vida do indivíduo, em todos os aspectos e sentidos: físico, mental e espiritual. O alcoolismo é um grave problema a nível nacional e suas consequências são imprevisíveis, trágicas e catastróficas. A maioria das ocorrências e delitos policiais realizadas pela parte da noite possui sua presença, senão como mote principal, como figura ilustre e permanente, que aparece presente na maioria dos acidentes de trânsito, da violência doméstica, nos casos de estupros, discussões e assassinatos. O álcool é uma substância que merece posição de destaque e a difusão de seu uso nos ajuda na compreensão e entendimento de grande parte dos problemas do país e do comportamento das pessoas. Não podemos subestimar o efeito negativo deste hábito milenar cultivado a duras penas, a custo de muita dor e sofrimento. Quem possui um membro familiar dependente do álcool, é capaz de dizer e relatar, com lucidez, clareza e propriedade, os males advindos do abuso e uso da substância. Quantas dores e males seriam plenamente evitados com a simples escolha e opção pela não ingestão de bebida alcoólica.
Como é difícil nos contentarmos com uma vida saudável, estável e distantes dos problemas acarretados pela busca desenfreada do prazer e dos alteradores de consciência. O homem busca e necessita sim, de sagrados momentos de prazer, descanso e relaxamento, mas pode e deve, procurar, dentro de suas posses e faculdades, desenvolver e adquirir novos talentos e habilidades, sejam de cunho artístico, científico, filosófico, político ou cultural. Aprender uma nova língua, praticar uma atividade física, tocar um instrumento musical, aprender um novo prato, cuidar das plantas, ter um animal de estimação, estimular e participar da educação e emancipação intelectual dos filhos, ceder seu tempo e energia na realização de um trabalho social voluntário, estender sua mão e mente aos mais necessitados, tanto material quanto espiritualmente. Poderíamos enumerar, várias atividades positivas que lhe auxiliariam a elevar o seu caráter e inteligência.  É inadmissível, nós, enquanto humanos, vivermos uma vida sem reflexão, com o único fim e propósito de atender a satisfação grosseira de nossos apetites materiais em detrimento dos eternos, sutis e espirituais.

0 comentários:

Total de visualizações de página

GINO RIBAS MENEGHITTI

Admiro todas as pessoas que ousam pensar por si mesmas.

Blog Archive

Posts mais Lidos e Visualizados

Frases de Albert Einstein

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Páginas

Translate