Latentes Viagens

Este espaço é um experimento aberto, amplo, intuitivo e original. Liberto das amarras acadêmicas, sistêmicas e conceituais, sua atmosfera é rarefeita de ideias e ideais. Sua matéria prima é a vida, com seus problemas, desafios e dilemas. Toda angústia relacionada ao existir encontra aqui seu eco e referencial. BOA VIAGEM!


A sociedade é regida por uma gama de valores que podem e devem ser contestados à luz de uma reflexão sóbria e sem afetações. Se por um lado somos obrigados a emitir o nosso parecer sobre a melhor pessoa capaz de nos governar por outra temos o direito de reinvindicar melhorias e transformações na nossa realidade. A quantidade de arbitrariedades cometidas por nossos governantes sem o nosso consentimento gera uma revolta e um mal estar coletivo sem precedentes. A forma como a mídia veicula as informações e seu extremo cuidado em velar, por exemplo, as atitudes positivas tomadas por nosso vizinho Hugo Chavez - implementou o maior salário mínimo da América do Sul de quinhetos e cinquenta reais e decretou o preço de cinco reais por quarenta litros de gasolina - nos leva a questionar sobre o esquema político arquitetado pelas grandes emissoras de televisão que ganham milhões com este corrupto jogo de influências e poder.

Não existe capitalismo sem cultura capitalista. Que a indústria cinematográfica hollyowdiana é responsável pela dissimenação da cultura americana, isto todos sabem, mas ninguém sabe o que reza o contrato assinado com o senhor Roberto Marinho na década de sessenta. Várias empresas norte americanas investiram um grande volume de dinheiro para que as emissoras se dispusessem a inserir em suas programações o modus operandi americano. José Sarney e Antônio Carlos Magalhães, na década de 80, foram agraciados com parte das ações da globo. Se fizermos uma análise criteriosa sobre quem são os donos das retransmissoras da globo, das grandes emissoras de rádio e da mídia escrita iríamos constatar que em oitenta por cento dos casos, no mínimo, são de políticos que exercem grande influência nas decisões mais importantes para o país. A estrutura do sistema está nas mãos de pessoas que ignoram e desprezam o bem estar comum e o desenvolvimento intelectual da coletividade. Espaços como este, reservados pela internet, podem ser tomados como parâmetros na construção de uma sociedade mais alternativa e mais justa. Em meio a este aglomerado de víboras e serpentes que rastejam no córrego podre de suas vis ações temos a possibilidade de manifestar toda nossa repulsa e ódio.

Feito estas considerações não é preciso analisar a sociedade de forma minuciosa para entender o porquê de determinados tipos de comportamento e situações. Em meio ao barulho e a agitação das grandes cidades a percepção da angústia e do vazio, ao contrário do que a maioria das pessoas possa imaginar é um dos primeiros passos para o pensar filosófico. O auto conhecimento tão apregoado por psicólogos e filósofos, desde a antiguidade clássica, necessita deste estado de alma. Esta percepção nasce no silêncio e manifesta-se com maior clareza na solidão. A ausência de distrações e de divertimentos de toda a espécie propiciam o contato do ser consigo seu mesmo. A solidão, que na contemporaneidade é tida como um dos inumeráveis sintomas da depressão, neste caso, aparece como pré condição à uma reflexão mais aprofundada sobre nós mesmos. Os filósofos pós aristótelicos, em especial os estóicos, acreditavam que o homem deveria viver de tal forma que a alteridade entre a solidão e a multidão fosse uma constante em sua vida. O homem moderno, ao preencher seu tempo com um trabalho que não faculta o desenvolvimento de suas potencialidades e que além disso, não exercita sua criatividade tende a se tornar um autômato, a agir de certa forma porque a maioria age assim. A maioria das pessoas ainda está condicionada aos ditames do sistema: a idéia de sucesso e fama no plano material lhes seduzem de tal forma que os apelos emitidos pelo canto da sereia global exerce um fascínio irresistível. Segundo Aristóteles, uma das prerrogativas ao filosofar é o ócio, e não o ócio no sentido da preguiça e da indolência, mas o ócio que faculta o desabrochar de nossas inerentes faculdades. A crise dos valores prevista por Nietzsche foi detuparda em beneficío de uma sociedade condenada a viver escrava de seus desejos e de seus próprios valores. Ao transferir paro o exterior a possibilidade de alcançarmos à tão almejada felicidade, o homem deixou de olhar para si mesmo e de se preocupar com seu desenvolvimento espiritual. Iludidos e embriagados pelo conforto proporcionado pela riqueza e pelo luxo exarcebado, uma minoria de privilegiados usufruem indiscriminadamente de todo tipo de regalias e modormias que o dinheiro pode proporcionar. Mas o mal não está aí. O mal está em todos quererem a todo custo alcançarem este estado. É impossível e incoerente para a economia do universo esta possibilidade. Não sendo universal, a riqueza não deveria ser tida como a coisa mais importante deste planeta. Verdadeiramente sábio é aquele que de menos coisas necessita para viver e que não faz sua felicidade depender de algo que não dependa de si mesmo.

0 comentários:

Total de visualizações de página

GINO RIBAS MENEGHITTI

Admiro todas as pessoas que ousam pensar por si mesmas.

Blog Archive

Posts mais Lidos e Visualizados

Frases de Albert Einstein

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Páginas

Translate