Latentes Viagens

Este espaço é um experimento aberto, amplo, intuitivo e original. Liberto das amarras acadêmicas, sistêmicas e conceituais, sua atmosfera é rarefeita de ideias e ideais. Sua matéria prima é a vida, com seus problemas, desafios e dilemas. Toda angústia relacionada ao existir encontra aqui seu eco e referencial. BOA VIAGEM!

Nosso cotidiano trágico e violento não se resume na pane de uma aeronave, no rompimento de uma barragem ou na execução sumária de jovens. Com irônicas pitadas de sadismo os políticos tão somente visualizam a população como uma massa amorfa e indistinta nascida para servir e se submeter aos seus doces caprichos e vontades insanos. A elite brasileira, importada de outra nação, não admite a presença do “povo brasileiro” em certos espaços, principalmente universidades, aeroportos e shoppings.

***

São milhares de pessoas esquecidas e menosprezadas em suas necessidades vitais. Vítimas de um sistema opressor e excludente que distribui de forma injusta e desigual oportunidades e riquezas. Os valores aristocráticos incorporados durante séculos pela elite europeia se dilui numa taça de vinho ou champagne. Não faz mais sentido se dedicar de corpo e alma à aquisição de conhecimentos ou se preocupar em sutilizar os sentidos, tanto físicos como espirituais, Do sabor ao saber o que importa são as cifras e lucros atingidos com o mesmo.

***

A instrumentalização da razão, a cultura empreendedora e capitalista, que descarta a poesia e a filosofia como algo inútil e sem vida tende a transformar a cultura e nossos dias em mais uma comida mal preparada e fria. A arte, assim como a ciência e a religião, tendem a incorporar uma filosofia pragmática, utilitária e imediatista, que visa sobretudo o aumento dos lucros e dividendos.

***

Enquanto isso discutimos sobre os pilares da democracia, igualdade se torna meritocracia, da qual não fazem jus os mais pobres, que impedidos de frequentarem os melhores lugares e de estarem com os melhores professores fatalmente herdarão os piores hábitos e costumes.

***

0 comentários:

Total de visualizações de página

GINO RIBAS MENEGHITTI

Admiro todas as pessoas que ousam pensar por si mesmas.

Blog Archive

Posts mais Lidos e Visualizados

Frases de Albert Einstein

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Páginas

Translate