Latentes Viagens

Este espaço é um experimento aberto, amplo, intuitivo e original. Liberto das amarras acadêmicas, sistêmicas e conceituais, sua atmosfera é rarefeita de ideias e ideais. Sua matéria prima é a vida, com seus problemas, desafios e dilemas. Toda angústia relacionada ao existir encontra aqui seu eco e referencial. BOA VIAGEM!

Nas últimas décadas temos presenciado um vertiginoso crescimento do uso de entorpecentes, principalmente entre os jovens. Podemos constatar este fato tanto entre as classes mais e menos favorecidas socialmente.  O motivo que leva o jovem a experimentar as drogas são diversos, entre eles os principais ainda são: curiosidade, auto afirmação perante os colegas (medo de ser rejeitado pelo grupo), meio de se rebelar contra os pais ou contra a sociedade (auto-destruição) etc.
Inadvertidamente, todos começam a usar sem prever as maléficas consequências a curto, médio e longo prazo, afetando diretamente sua relação consigo mesmo, com a família e com a sociedade. Os furtos, decorrentes da necessidade de obter a todo custo as drogas, são frequentes, podendo ocasionar até mesmo a morte dos envolvidos, porém este ainda não é o principal problema. Diversos estudos científicos comprovam que o termo droga leve, por exemplo, não passa de uma cortina social para legitimar o uso de qualquer tipo de substância que venha a alterar o normal funcionamento do organismo, sejam: soníferos, álcool, maconha, cocaína, crack, etc. Todas provocam danos irreversíveis ao sistema nervoso central, este constituído de delicadas células que não se regeneram: os neurônios, prejudicando o reflexo, a memória e o aprendizado. Além disso, o uso prolongado de drogas, faz com que o cérebro condicione a produção de dopamina, substância ligada ao prazer, somente ao momento do uso, daí a falsa sensação de alegria e euforia: o barato. Estes são os principais malefícios fisiológicos mas não podemos nos esquecer daqueles mal estares provocados por descontroladas bebedeiras: a depressão advinda após o uso da cocaína, a apatia provocada pela maconha e a ansiedade causada pela abstinência de qualquer uma delas.
Como dependente químico em recuperação posso afirmar que o usuário de drogas sofre de uma séria doença incurável que o deixa fortemente desequilibrado emocionalmente. Todavia a dependência pode ser controlada, contudo requer: grande força de vontade, auto conhecimento, aprimoramento do ser espiritual, crença no Ser Superior, ajuda dos familiares, compreensão dos amigos, etc. A frequentação assídua e permanente a alguma instituição religiosa ou grupo de auto ajuda que o satisfaça espiritualmente é um dos mais belos caminhos a ser seguido por todos aqueles que decidiram firmemente parar de usar drogas. Ajuda a resgatar o controle das emoções a leitura de bons livros, a renovação dos hábitos, das amizades, a gratidão a Deus pela vida e pelos pais. A vontade de se recuperar, a confiança em Deus, em si mesmo e na Vida são o melhores remédios.
Qual a melhor maneira de se ajudar um usuário de drogas? Esta pergunta precisa ser respondida desapaixonadamente e com certeza requer Amor e Energia. Os familiares não podem mais "passar a mão na cabeça", esta é uma das piores formas de "ajuda" pois prolonga-se seu estado emocional infantil e irresponsável. Muitos familiares amedrontados, ou simplesmente por falta de informação, satisfazem à todas as excentricidades do filho, talvez este seja um dos maiores erros cometidos, porque? Ora, estamos cercados de responsabilidades e o usuário precisa não somente apreendê-las mas participar ativamente de sua execução. A ociosidade é um dos maiores problemas a serem combatidos e enfrentados, não somente pelas autoridades mas pelos familiares. Desfrutamos de uma preciosa Biblioteca Pública, as crianças devem ser incentivadas a frequentá-la rotineiramente, aliando prazer e educação, tomando gosto pelos estudos dificilmente se submeterá a prazeres menos dignos. Isto requer orientação da Escola mas principalmente dos familiares, precisamos mudar a falsa concepção de que a Escola é a única responsável pela educação de nossas crianças: nunca foi e nunca será. Bons hábitos adquirem-se em casa através dos exemplos dos pais. O amor ainda é o melhor caminho, sempre...   

0 comentários:

Total de visualizações de página

GINO RIBAS MENEGHITTI

Admiro todas as pessoas que ousam pensar por si mesmas.

Blog Archive

Posts mais Lidos e Visualizados

Frases de Albert Einstein

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Páginas

Translate