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Este espaço é um experimento aberto, amplo, intuitivo e original. Liberto das amarras acadêmicas, sistêmicas e conceituais, sua atmosfera é rarefeita de ideias e ideais. Sua matéria prima é a vida, com seus problemas, desafios e dilemas. Toda angústia relacionada ao existir encontra aqui seu eco e referencial. BOA VIAGEM!

Neste últimos dias estive envolto numa nuvem de reflexões sugeridas por leituras a respeito do problema educacional brasileiro. Entre eles podemos destacar a falta de incentivo real e verdadeiro por parte das autoridades para que o cidadão se conscientize dos seus deveres e trave uma guerra pelos seus direitos. A ausência de um senso crítico, desprovido de reflexão, faz com que o povo seja cegamente guiado por Instituições (leia-se pessoas) interessadas única e exclusivamente na sua perpétua dependência e ignorância. Triste é constatar que grande parte dos meios de comunicação de massa ainda se encontram nas mãos de pessoas que um dia defenderam e apoiaram a ditadura. O Sistema Educacional Brasileiro é militarista, visto sua grade curricular, beneficiar, de forma visível e palpável, o ensino de matérias voltadas para o aspecto prático da existência. Este pragmatismo pode ser constatado na elevada carga horária empregada desde do Pré-Escolar até o Ensino Médio no ensino de Língua Portuguesa e Matemática, que ouso chamar de disciplinas primárias. As secundárias seriam as relacionadas as Ciências, como Química, Física e Biologia; terciárias: História, Geografia e Literatura. As demais disciplinas são relegadas a um plano inferior, sem estatuto e seu ensino é sempre posto em xeque, senão pelas Instituições também por grande parte dos alunos, são elas: Filosofia, Sociologia, Artes Plásticas, Artes Cênicas e Música. Esta característica tecnicista, mecânica e utilitária, voltada para os aspectos práticos e imediatos da existência nos ajuda a desvelar e compreender as principais razões e origens do comportamento do nosso povo. Não adianta apontar os erros, é preciso buscar soluções. Uma análise histórica do processo educativo em nosso país ira fazer com que este suposto mistério em torno da falta de interesse da maioria do povo brasileiro pelas disciplinas consideradas "humanas" venha a tona. É muito fácil emitir um juízo contra determinados tipos de comportamentos e condutas, difícil é empreender uma luta diária para exterminar o mal pela raiz. O aspecto artístico e cultural de uma nação não pode ser relegado a segundo plano. A exclusão e a ausência do devido cuidado na disseminação e propagação destas disciplinas minam as faculdades do ser humano, limitando o seu grau de percepção e entendimento da realidade que o cerca pois estas disciplinas facultam o desabrochar do entendimento, propiciam o desvelar continuo de novas habilidades, além de exercitar de forma espontânea a criatividade, o cultivo da reflexão e da expansão de consciência. É impossível avançar em termos civilizatórios sem o devido material humano. Nietzsche já apontava para o perigo de uma sociedade forjada por cientistas e construtores de pontes. A arte, assim como a filosofia e a sociologia são alimentos imprescindíveis na formação cultural de nossos jovens. É impossível qualquer tipo de mudança ou avanço enquanto a nossa base educacional estiver presa a este molde ultrapassado, arcaico, quiçá ditatorial, que só serve aos interesses de Instituições (Estado, Empresas e Igrejas) que visam lucrar com a mão de obra barata e com uma postura irrefletida perante a vida. As consequências são sentidas no baixo nível estético e ético exigido nos meios de comunicação de massa, seja na tv, no rádio ou na internet. A preocupação com o belo e com os princípios éticos não estão entre as prioridades daqueles que poderiam operar uma brusca mudança comportamental, ao contrário, primam por velar de forma proposital seus verdadeiros objetivos e interesses. Este o verdadeiro sentido e caráter de toda ideologia. É preciso um pouco mais de Música, Pintura e Poesia pois é assustador o acréscimo de sensibilidade promovida pela Arte. É impressionante a quebra de paradigmas proporcionada pela Filosofia pois amplia o olhar e faz o ser transitar por novas dimensões (estética, política, epistemológica, metafísica, existencialismo, fenomenológica, linguística, etc). É revolucionária a experiência catártica operada pelo Teatro pois leva de encontro a si mesmo. Enfim, é necessário uma dose generosa de "humanidade" caso quisermos elevar a consciência do "nosso povo".    

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GINO RIBAS MENEGHITTI

Admiro todas as pessoas que ousam pensar por si mesmas.

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Frases de Albert Einstein

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

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