Latentes Viagens

Este espaço é um experimento aberto, amplo, intuitivo e original. Liberto das amarras acadêmicas, sistêmicas e conceituais, sua atmosfera é rarefeita de ideias e ideais. Sua matéria prima é a vida, com seus problemas, desafios e dilemas. Toda angústia relacionada ao existir encontra aqui seu eco e referencial. BOA VIAGEM!






Precisava crer em algo realmente grande e importante que pudesse me restituir o sentido e significado da vida. Não poderia ouvir nenhum tipo de conselho, nem da minha, nem das outras razões. Teria que me convencer que seria capaz de escrever sobre algo que pudesse despertar o interesse de outras pessoas e que fosse digno de ser lido e principalmente lembrado, como o antigo conceito grego de verdade. Não ousaria nenhum voo filosófico, literário ou biográfico. O primeiro pela ausência de capacidade, o segundo de estilo e o terceiro de idade, o tempo sempre está contra ou a nosso favor, dependendo de onde se quer chegar. Não tenho mais tempo para nenhum tipo de elucubração ou justificativa mais profundo, apesar de pressentir a cobrança e a desconfiança das pessoas que estão mais próximas e que de certa forma, dependem de mim. Nenhum deles acredita que posso sobreviver e custear a minha vida a partir dos meus textos e obras, até porque, num país como o nosso, o número de pessoas interessadas em qualquer tipo de leitura é baixo e irrelevante. A maioria dos escritores, pelo menos aqueles dignos deste nome, escrevem por prazer ou necessidade, no meu caso, escrevo para fugir de mim na tentativa de encontrar com outro eu. Como se pudesse ver outro de mim, parado numa esquina me esperando. O encontro conosco mesmo nos reserva muitas surpresas e a honestidade que o tempo e a experiência nos conferem nos fazem duvidar de nossa capacidade: será que vou conseguir? Por mais que ainda seja um traço de narcisismo ou tão somente, pura e simples vaidade, todos gostaríamos de, em algum momento de nossas vidas, sermos reconhecidos e admirados. Os mais céticos dariam minha carreira encerrada em nome de minha suposta presunção; os psicanalistas diriam que escrevo por amor desregrado a mim mesmo e que minha obra é fruto do egocentrismo, da prepotência e da arrogância; os mais pragmáticos diriam que busco por um caminho mais cômodo e fácil, fugindo das obrigações impostas pela rotina e pelo trabalho. Desconheço alguém que investiria todas as suas fichas e apoiaria de fato, meus projetos, ideias e ideais. Mas, se analisarmos com calma, cautela e cuidado a vida e obra de todos os gênios, veremos que muitos nasceram desacreditados, porém a maioria  esteve amparado pela presença da riqueza e fortuna, tanto material quanto espiritual, o que, definitivamente, não é o meu caso. Para escritores medíocres e medianos, como eu, cabe a escolha por um caminho paralelo e marginal, cheio de dúvidas, medos e angústias. Um escravo não deve ensaiar seus primeiros voos sozinho, todos temem seu primeiro impulso e ato em direção a sua própria liberdade. Certa vez, um destes autores de auto ajuda, disse, que teríamos a compreensão exata de nossa missão, no momento que relatássemos em detalhes, para pessoas mais significativas de nossa vida, os nosso desejos, planos e sonhos e elas simplesmente sorrissem e desacreditassem. Esta pequena negativa e contrariedade, nos daria a certeza de estarmos no caminho certo. Assim espero.  

0 comentários:

Total de visualizações de página

GINO RIBAS MENEGHITTI

Admiro todas as pessoas que ousam pensar por si mesmas.

Blog Archive

Posts mais Lidos e Visualizados

Frases de Albert Einstein

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Páginas

Translate