Latentes Viagens

Este espaço é um experimento aberto, amplo, intuitivo e original. Liberto das amarras acadêmicas, sistêmicas e conceituais, sua atmosfera é rarefeita de ideias e ideais. Sua matéria prima é a vida, com seus problemas, desafios e dilemas. Toda angústia relacionada ao existir encontra aqui seu eco e referencial. BOA VIAGEM!

Reflexões destas eleições

- É interessante notar que a polarização nos proporcionou um quadro no qual é impossível distinguir o bem do mal, o certo do errado. O maniqueísmo petista, do nós contra eles, caiu por terra para emergir triunfante na boca de um ser visivelmente desequilibrado e despreparado para assumir e executar com sabedoria e afinco as funções e atribuições que o cargo exige e compete. Seria cômico se não fosse trágico. Entregar as rédeas da nação para uma pessoa que desconhece em seu íntimo o significado da palavra diplomacia e que um dia chegou a zombar da democracia é no mínimo insanidade. 

- O menosprezo pelas disciplinas consideradas de humanas é sentido na ausência de senso crítico e do mínimo de embasamento histórico e teórico para formular e emitir um juízo com critério lógico. A importância do estudo de geopolítica, história, sociologia e filosofia está definitivamente comprovado mediante os resultados obtidos nas últimas eleições. Se os professores destas disciplinas não começarem a reprovar e cobrar o mínimo de conhecimento do conteúdo ministrado dificilmente iremos galgar patamares civilizatórios mais elevados. Nos avizinhamos da barbárie ao implorar pelo retorno dos militares. É um retrocesso sem parâmetros. 

- Pastor não é professor e ao contrário do que grande parte dos evangélicos supõem eles não são os únicos portadores do caminho, da verdade e da vida. É bom avisar aos irmãos e irmãs que um estado laico de direito comporta em si uma visão mais ampla e abrangente: ecumênica, com aceitação e respeito por todo tipo de manifestação e denominação religiosa, sejam umbandistas, daimistas, budistas, espíritas, hinduístas, xintoístas, judeus, muçulmanos, etc. Os gregos já sabiam a importância do estado laico desde do princípio de sua "democracia". 

- O brasileiro não se preocupa com sua fonte de informação e isto facilita o processo de dominação e manipulação, vide zap, tv e jornal. 

- Descobri que possuo amigos e amigas, próximos e conhecidos que defendem e apoiam pessoas com posturas e atitudes autoritárias e preconceituosas. 

- Descobri porque nunca convivi em certos meios e ambientes. O porquê de nunca ter tido afinidade com certos lugares e pessoas: vocês são demais para o meu estômago.

- Descobri que política se discute sim e que amizades são desfeitas não por posicionamentos ideológicos contrários e sim por atitudes e comportamentos incompatíveis com a nossa forma de agir, sentir e pensar.

As reflexões não param de brotar, mas sobre aquilo que não podemos falar, devemo-nos silenciar.

0 comentários:

Total de visualizações de página

GINO RIBAS MENEGHITTI

Admiro todas as pessoas que ousam pensar por si mesmas.

Blog Archive

Posts mais Lidos e Visualizados

Frases de Albert Einstein

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

Páginas

Translate