Num mundo dito globalizado, podemos discorrer livremente sobre qualquer assunto sem o medo de sermos excomungados e lançados covardemente numa fogueira... no entanto... somos responsáveis perante nossa consciência sobre o que está sendo dito. Não temos idéia de quem serão nossos leitores...
Gostaria de lhes comunicar o inefável, o indizível, escolher belas palavras e interessantes temas, entretanto sobre aquilo que não podemos falar devemos nos calar!!!
As palavras possuem aroma, cheiro, sons, tonalidades diversas que suavizam a forma pela qual se expresssar; a preocupação pela linguagem sempre foi tema recorrente nas principais obras filosóficas de todos os tempos... nunca houve sequer uma separatividade entre a purificação da alma e a sublimação das palavras que reunidas numa sala possuem o encantador efeito de nos levar a uma dimensão harmônica ou caótica!!! A sua essência está fundamentada no conhecimento de quem escreve, sendo refém de sua sensibilidade e percepção. No entanto o sujeito que lê reflete... o conhecimento não nasce de uma submissa passividade, cega e arbitrária que digere todos os pensamentos sem um príncipio seletivo, natural e progressivo.
O que são as palavras senão o melhor meio de revolucionar o pensamento de toda uma geração?
A palavra não é apenas meio, é fim em si mesma. A instrumentalização da razão e da palavra possui a doce ilusão de que o conhecimento também não é um fim em si mesmo. Na contemporaneidade isso pode soar mal, mas é o preço que pagamos por descuidarmos de certos aspectos essencias: por exemplo. O porquê da educação e da aprendizagem. O que a primeira vista nos aparece como algo simples é de extrema importância no ato de educar. O educador precisa fazer com que o aluno pense sobre o próprio ato de pensar... A metafísica da linguagem. Até que ponto as imagens verbais não nos remetem a um estado de extâse e de manifestação de um conteúdo existente em outra dimensão. A dimensão éterea e universal abarcada pelos olhos de Deus!!!!!!
esse é só um esboço de alguns temas que dá pano pra manga...
3
de
Postado por
Gino Ribas Meneghitti
0 comentários:
Postar um comentário